N. Sra. Afro/aparecida.

N. Sra. Afro/aparecida.
N. Sra. Afro/aparecida, 2012. Lambda print s/PS, 220X140cm.

Quase profanos.

Quase profanos.
Quase profanos, 2012. Lambda-print s/ PS. 220X140/200cm cada.

S. Vampiro do crepúsculo.

S. Vampiro do crepúsculo.
S. Vampiro do crepúsculo, 2012. Lambda-Print s/PS, 220X140cm.

N.Sra. Afro/aparecida

N.Sra. Afro/aparecida
N.Sra. Afro/aparecida, 2012. Lambda-print, 220X200cm.

S. Leonardo-David da Record

S. Leonardo-David da Record
S. Leonardo-David da Record, 2012. Lambda-print, 220X140cm.

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CARLOS SENA. Bananas is my business, 2010 - Série de 12 gicleé-prints tendo Carmen Miranda como motivo,
40 X 40cm cada, acondicionadas em caixa de acrílico amarelo. Produção de Lucia Bertazo, editadas pelo Stúdio K.

Carmen 00

Carmen 00

Carmen 07

Carmen 07

Carmen 12

Carmen 12

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Tenham bons sonhos!

"Tenham bons sonhos!"

"Tenham bons sonhos!"
"Tenham bons sonhos!", 2012. imagens digitais em Lambda-print s/PS, 60X60cm cada.

Tenham bons sonhos 001

Tenham bons sonhos 001
"Tenham bons sonhos!", 2012. imagens digitais em Lambda-print s/PS, 60X60cm cada.

Tenham bons sonhos 002

Tenham bons sonhos 002
"Tenham bons sonhos!", 2012. imagens digitais em Lambda-print s/PS, 60X60cm cada.

Tenham bons sonhos 003

Tenham bons sonhos 003
"Tenham bons sonhos!", 2012. imagens digitais em Lambda-print s/PS, 60X60cm cada.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Faça 3 pedidos, 2010.


Da série Faça 3 pedidos. Trama de fitas votivas de Trindade - Goiás. 40X40cm.

Obra criada para ser exibida durante a VIII Bienal de Havana - CUBA, 2002. Trata-se de uma intervenção no túmulo de uma milagreira, para onde penitentes cubanos costumam rumar carregando pedras sobre as cabeças em agradecimento às graças alcançadas. Neste local, eu interví depositando sobre as pedras do túmulo, um lenço tramado com fitas votivas ( daquelas do tipo de "medidas do bonfim" que são muito comuns nos locais de penitências brasileiros, sempre adaptadas a crença do santo local; aqui nesse caso, trata-se da versão de Trindade-GO, comercializada aos romeiros do Divino Pai eterno, para que amarrem nos seus corpos (geralmente nos pulsos, mas também são muito usadas amarradas nos tornozelos). Com elas, tramei lenços coloridos de fitas, e elas eram nas cores: verde, amarelo, azul, branco e vermelho - ou seja, o embate Brasil X Cuba.

Os lenços tinham o acabamento feito com alfinetes de cabeça colorida (repetindo as cores das fitas que prendiam) e afixados sobre placas de foan de 40X40cm. Estes lenços (três) foram assim, depositados um à cada dia, sobre o túmulo da milagreira do cemitério de Havana, para serem desmanchados do seu arranjo visual tramado, libertando as fitas e retornando-as para a sua função original: serem um mixto de artigos de fé e objetos de enfeite, ou simples aderêcos para o corpo, mas estes, com uma valia a mais: o direito à três pedidos de graças e garantia de alcance dos favores dos santos, antes que as fitas se rompessem dos três nós com que foram amarradas ao corpo.

Tudo isso, era explicado por um mediador, junto ao túmulo da milagreira de Havana, aos devotos penitentes cubanos que casualmente se dirigiram até alí durante a Bienal, depois que estes depositavam às suas pedras votivas em agradecimento as graças alcançadas. Só então eles eram notificados que teriam direito ao alcance de três outras novas graças, se dispusessem a se enfeitarem com a fita votiva brasileira - "Faça 3 pedidos", amarradas por três nós, e para cada qual, ofertado o direito a um diferente pedido.

Os lenços Faça 3 pedidos depositados no túmulo, intervinham agora, no território das crenças e da fé. As peças foram apresentados aos penitentes por um mediador, juntamente com o convite de participação na desconstrução daquela imagem. cada pessoa que participasse da ação, lhe era solicitado que escolhesse pela cor uma fita, retirasse os 2 alfintes que a prendia na placa e a puxasse com cuidado para fora da trama; libertando-a do arranjo visual, e retornando-a para sua função original: a de ser apenas uma fita votiva. Uma fita votiva de Trindade - Faca 3 pedidos, por um determinado tempo viveu uma outra existência no território construção visual e do artístico, e foi submetida a uma desconstrução do arranjo simbólico engendrado pelo artista, para na sequência, reinserir ao território da fé cubano, e ali intentava mudar o enfoque local de sacrifício do corpo, para o enfeitamento do mesmo. Isso, funcionando conjuntamente com a promessa de vantagens na quantidade de graças por alcançar. Prazer, ao invés de dores e cansaço que a pedra no túmulo sugeria. Promessa de futuro auspicioso, ao invés de sacrifício/agradecimento somente por graças já devidamente alcançadas.

Posteriormente, foi desenvolvida a série Faça 3 pedidos na versão de lenços costurados, e estes participaram de diversas mostras brasileiras e exposições internacionais - dentre as quais as mais significativas foram: o circuíto brasileiro de Arte Contemporânea - Heterodoxia, as de Lima/Perú e a de Marseille/França, ver currículo. Os lenços Faça 3 pedidos integram diversas coleções particulares de Arte Contemporânea, e três exemplares deles fazem parte da Coleção Gilberto Chateaubriand, e se encontram no MAM/RJ.

A versão da imagem aqui apresentada foi executada em 2010 a pedido do Programa de Ensino à Distância - Artes Visuais da FAV/UFG, para ilustrar a capa da série de publicações intitulada de "Tramas e Urdiduras".

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